quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Granito, dicas e informações para te ajudar a fazer as melhores escolhas.

O granito é uma pedra natural formada por minerais como o quartzo transparente, o feldspato (principal responsável pela cor do granito) e a biotita escura. É mais duro que o mármore e não possui tantos veios.
Sua estética é marcante: é imponente e transmite uma sensação de peso na decoração. Por suas características é muito usado por empresas para transmitir sobriedade e solidez. É um elemento frio utilizado bastante em pisos, bancadas de cozinhas, banheiros e revestimento de paredes.

Tipos de Granitos - Cores

Há uma ampla variedade de cores, variando de acordo com o local de onde é extraído. Os da Bahia, por exemplo, são famosos por sua tonalidade azul, como o azul-bahia. Já em Minas é possível encontrar o lilás-gerais e em São Paulo o verde-ubatuba.
Sua cor pode ser: cinza (a maioria destes absorve mais água), amarelo, rosa, preto, verde (mais impermeável), vermelho (mais impermeável), azul, marrom e creme.
Uma de suas características marcantes é a presença de pontilhados na cor preta, “manchando” a pedra em sua extensão.


Exemplos de cores de granito: 

Itaúnas, Branco Marfim, Branco Aqualuz, Amazon Flower, Azul Bahia, Ceará, Café Imperial, Preto Absoluto,Preto São 

Gabriel, Santa cecília, Verde Labrador, Via Láctea.


Reunimos abaixo alguns nomes de acordo com a tonalidade:

Preto e cores escuras: Preto São Gabriel, Preto Absoluto, Negro Impala, Verde Labrador (semelhante ao preto e apenas no sol é possível notar sua cor esverdeada), Verde Ubatuba, Preto Indiano.

Marrom: Café Imperial, Bordeaux, Tabaco Tp, Marrom São Paulo.

Amarelo: Amarelo Santa Cecília, Amarelo Florença, Amarelo Icaraí.

Branco e Bege: Branco Itaúnas, Branco Ceará, Bege Duna, Branco Marfim, Branco Nepal, Branco Siena.

Vermelho e Rosa: Bragança, Amêndoa Capri, Vermelho Itaipú, Vermelho Brasília, Rosa Raissa, Kinawa.

Outras Tonalidades: Cinza Corumbá, Arabesco MG6, Cinza Andorinha. 


Bancada de granito Branco Dallas (esquerda) e Branco Siena (direita). 


Pisos de granito Verde Labrador (esquerda) e Santa Cecília (direita). 

Acabamentos de Superfície


Confira abaixo alguns acabamentos de superfície que podem ser aplicados ao granito, tanto para áreas internas quanto para externas:

Levigado: o granito é lixado com abrasivos até deixá-lo liso. Seu aspecto é opaco e é indicado tanto para áreas internas quanto externas;


Lustrado: utiliza produtos químicos e abrasivos para deixar a superfície lisa, tornando-a também, com este processo, mais impermeabilizada;


Apicoado: são feitas batidas (marteladas), criando furinhos no granito, tornando-o antiderrapante;

Flameado: é passado o maçarico, queimando alguns componentes da rocha, escondendo alguns defeitos (rochas com muita mica (biotita) não podem passar por este processo por derreterem). Cria um aspecto rugoso e ondulado. é utilizado em granitos nas áreas externas;

Bruto: é a superfície de mármores e granitos sem qualquer acabamento, usados tal como são achados na natureza, apenas serrados;

Cristalização: processo feito por empresas especializadas com a função de criar uma película protetora para os pisos de mármore e granito;

Jateadoacabamento de superfície à base de jato de areia. Sem brilho, é indicado para áreas externas;

Polido: feito a partir de lustração. Indicado para áreas internas, tem aspecto liso e brilhante;

Resinado: feito a partir da aplicação de resina líquida e lustração da mesma, cobrindo os poros que existem nas pedras, dando um melhor polimento e brilho superior.

 
Na rampa acabamento bruto (antiderrapante) e na borda detalhes polidos (com brilho). 

Acabamentos de Bordas
Conheça alguns tipos de acabamentos de bordas para tampos de banheiro, cozinha, escadas, e demais aplicações do granito:
 Bisotado: É um acabamento lateral utilizado em tampos e bancadas (bisotê). Nas peças para piso tem a função de tirar o corte das arestas, evitando que as beiradas se quebrem.

Boleado: Acabamento lateral usado nas bordas de pias e bancadas. Pode ser simples, duplo ou meio boleado. 


à esquerda (duplo boleado), direita (boleado e meio).
 
Granito com acabamento reto. 
Reto: É uma borda simples, ou seja, o granito é polido do jeito que foi cortado, sem nenhum acabamento especial.


Onde o granito pode ser utilizado?
Conheça alguns exemplos de aplicação do granito na decoração de áreas internas e externas:

Pisos e Paredes


Exemplo do granito como soleira, dividindo ambientes. As próximas duas imagens exibem sua utilização como piso. 

Áreas externas: nas fachadas é necessário que sejam menos porosos (mais impermeáveis), com menor granulação, como os verdes e os avermelhados. Em piscinas e áreas molhadas devem receber acabamento apicoado para evitar acidentes;

Bancadas e pias: possui boa resistência a riscos, mas deve-se cuidar para que facas, por exemplo, não marquem o granito. Evite que a água fique parada sobre o tampo, o que pode causar manchas devido à infiltração.

Granito em bancada de banheiro e em bancada de cozinha.


Manutenção

Limpeza: utilizar apenas um pano úmido. Evitar produtos oleosos, água sanitária, ácidos e produtos corrosivos.

Proteção: após a colocação do granito aplique impermeabilizantes hidro-óleo repelentes, os quais devem ser aplicados nas superfícies polidas, rústicas e nas laterais.

Exemplo de produto: Pek Imper: hidro/óleo fugante que não altera a estética da pedra (não dá brilho) e impede várias manchas - não impede corrosão por ácidos, arranhões e desgastes. Cuidado com as ceras: com o tempo, após várias aplicações, ela preenche os poros e passará a absorver a sujeira, fazendo com que o granito perca seu brilho natural.

Cuidados/Manutenção: evite que seja molhado permanentemente, pois poderão surgir manchas. Para renovar o bilho da pedra é possível utilizar produtos como o Pek Powder.

Gostou do Post?
   Fica a vontade para comentar e compartilhar com o amigos....

Está reformando ou iniciando a decoração do zero? 

Contate um designer de interiores  ou 

envie sua planta > universodecor@yahoo.com.br

Trabalhamos em parceria com os melhores profissionais do mercado e podemos te ajudar a fazer as melhores escolhas.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

O que é Preciso Saber Antes de Depois de Comprar os Moveis Planejados?

(Primeiro Passo)


O primeiro passo para quem deseja investir na colocação de móveis planejados é preparar o ambiente antes da chegada do mobiliário. 

É muito importante que o imóvel já esteja com o piso devidamente instalado, as paredes pintadas e demais itens de obra concluídos (instalações elétricas e hidráulicas, etc.), a fim de evitar surpresas e frustrações no momento em que o montador for realizar a montagem das novas peças. "O mobiliário sob-medida (ou os moveis planejados) é um dos últimos itens a entrar na casa, antes do mobiliário solto".




Invista em Acompanhamento Profissional


A presença de profissionais especializados e do próprio cliente durante a montagem é 

fundamental para solucionar questões que envolvam fiações elétricas, localização de 

tomadas, passa-fios e equipamentos. 



Proteção e Espaço


Um ponto de extrema importância para o sucesso das instalações é a apresentação do estereograma do imóvel aos desenvolvedores do projeto, ou seja, a planta hidráulica e elétrica da casa. A medida evita a perfuração indevida de encanamentos ou fios.

Recomenda-se também que o cliente defina espaços livres na casa para que sejam colocados os novos móveis, enquanto estiverem sendo montados.


Para a instalação de uma tevê em painel, seja no living, no dormitório ou na cozinha, é importante providenciar a ferragem adequada e marcar a posição exata para a fixação.Tomadas complementares em tampos ou laterais dos móveis na cozinha, gabinetes, criados-mudos em dormitórios, deverão ser marcadas e instaladas em conjunto com a montagem.

Esclareça suas Necessidades


Para aproveitar ao máximo os espaços do ambiente e obter móveis perfeitamente adequados a cada peça da casa é importante que o morador transmita suas necessidades de forma clara ao arquiteto e ao projetista, responsáveis pela concepção dos móveis. 


A atenção deve estar voltada ao preenchimento de possíveis vãos entre os móveis."Se puder, conte com o serviço de um arquiteto que terá uma visão global do ambiente". A partir das informações detalhadas que o morador passar, o profissional estará ciente da função de cada móvel. 
Caso o comprador não tenha espaço no orçamento para contratar o serviço especializado, ele mesmo deve redobrar atenção nas explicações para o projetista.


Qualidade da Montagem


A Durabilidade dos móveis está diretamente associada a uma montagem bem feita, que respeite exatamente o que o projeto consolidado ordena. Por isso, é importante que o cliente esteja presente no momento da montagem realizada por um técnico especializado. 


De preferência, convoque também o arquiteto responsável, a fim de verificar que todos os itens estão funcionando corretamente. 

Para não ter dúvidas sobre o que está sendo montado, tenha em mãos os projetos e o contrato com a relação dos itens acordados, de acabamentos, etc.

O móvel foi montado corretamente?


Passada a etapa de montagem, é hora de fazer uma última e minuciosa inspeção. Teste a abertura das portas e das gavetas abrindo e fechando diversas vezes. 


"Observe as aberturas de portas, os deslizamentos em trilhos,as gavetas e os alinhamentos de madeiras. As vezes maiores problemas só surgem depois de algum tempo de uso".

Gostou do Post?
   Fica a vontade para comentar e compartilhar com o amigos....

Está reformando ou iniciando a decoração do zero? 

Contate um designer de interiores  ou 

envie sua planta > universodecor@yahoo.com.br

Trabalhamos em parceria com os melhores profissionais do mercado e podemos te ajudar a fazer as melhores escolhas.


quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Dicas para decorar sala de estar gastando pouco dinheiro.

Dicas para decorar sala de estar pequena ou grande gastando pouco dinheiro.

Um pouco de imaginação, disposição e bom gosto são as chaves ideais para encontrar soluções incríveis para cada ambiente.

Confira soluções lindas e criativas para dar um toque diferenciado na sua sala de estar.


Parede com fotos.
Olha que ideias criativa, 
Além de lindo, pense no prazer que construir um mural de fotos pode proporcionar.



Espelhos.
Peça para o vidraceiro separar as sobras de espelhos e cortá-las e em pequenos quadrados e retângulos, para colar use adesivo de silicone especial, cola para azulejo ou cola própria para espelhos já vendida em pistola. 

Stencil.
Para fazer o molde, utilize uma placa de papel Paraná (muito utilizado para maquetes) ou uma chapa de radiografia antiga cortada com estilete. A pintura pode ser feita com spray ou com uma esponja umedecida com tinta. 

Almofadas Coloridas.
Espalhe almofadas coloridas por toda a sua sala, tanto nos sofás como nas poltronas.

Gostou do Post?
   Fica a vontade para comentar e compartilhar com o amigos....

Está reformando ou iniciando a decoração do zero? 

Contate um designer de interiores  ou 

envie sua planta > universodecor@yahoo.com.br

Trabalhamos em parceria com os melhores profissionais do mercado e podemos te ajudar a fazer as melhores escolhas.